» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2011 Operação Verão + Seguro começa dia 19 de novembro nas rodovias do litoral
03/11/2011 - 12h55m

Operação Verão + Seguro começa dia 19 de novembro nas rodovias do litoral

Rodovias ALs 101 Norte e Sul recebem ações a partir do dia 12, em parceria entre DER, Detran, SMTT e Polícia Militar

Operação Verão + Seguro começa dia 19 de novembro nas rodovias do litoral

DER realiza ainda campanha educativa durante a semana

A partir do dia 19 de novembro, as rodovias ALs 101 Norte e Sul voltam a receber a Operação Verão + Seguro, para evitar congestionamentos nos principais pontos de acesso às praias de Alagoas. A ação é uma parceria ente o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran), a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Maceió (SMTT) e a Polícia Militar (PM), e deve continuar até o Carnaval de 2012.

Segundo o diretor-presidente do DER, Marcos Vital, a operação atuará aos sábados e domingos até o último final de semana do período de carnaval de 2012, no mês de fevereiro. “Esta operação deu muito certo no mesmo período do ano passado. Tivemos um ganho na diminuição do congestionamento e na assistência ao condutor. Por isso, sentimos a necessidade de retornar as atividades da operação de forma ainda mais coordenada para controlar o fluxo de veículos nas rodovias até o período carnavalesco”, explica Vital.

A operação

O DER desliga as lombadas eletrônicas nos finais de semana, das 8h às 20h, na rodovia AL-101 Sul, nos trechos da Barra Nova e Massagueira, e na AL-101 Norte, nos trechos de Jacarecica, Guaxuma. Permanece a proibição do tráfego pesado acima de quatro toneladas na AL-101 Sul.

As equipes da SMTT e da Polícia Militar reforçarão o policiamento para garantir a melhor trafegabilidade dos veículos na cabeceira da Ponte Divaldo Suruagy, no litoral Sul, e na descida da ladeira do Sítio São Jorge, no litoral Norte. Haverá a retirada dos cones sem a abordagem policial no Trevo do Polo, na região Sul, e no Posto de Guaxuma, na região Norte. As abordagens são realizadas apenas em veículos suspeitos.

O Superintendente de Trânsito do DER, Alexandre Accioli, ressalta ainda que os turistas ou condutores que se dirigem ao litoral Sul pela parte alta de Maceió, podem pegar caminhos alternativos. “Para quem segue da parte alta de Maceió, dá para pegar rotas como a BR-316/BR-424/Posto do Pólo ou BR-316, sentido Chã do Pilar /BR-101, entroncamento com AL-215 /Trevo do Francês”, afirma.