» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2012 AL 220: DER só vai liberar duplicação após concluir toda a obra
10/02/2012 - 10h59m

AL 220: DER só vai liberar duplicação após concluir toda a obra

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informou, nesta sexta-feira (10), que desativou a nova pista construída na duplicação da rodovia AL-220, em Arapiraca, e que só voltará a liberá-la após concluir todos os trabalhos previstos no projeto inicial da obra. Além disso, o órgão enviou mais viaturas para trabalhar no monitoramento de trânsito na rodovia.

As medidas visam garantir a segurança de pedestres e motoristas, evitando acidentes na AL-220. O diretor-presidente interino do DER, Genes Darles, esclareceu que a liberação antecipada da nova pista – cujas obras estão 90% concluídas – atendeu à demanda da população arapiraquense por um trânsito mais fluido, mas que as questões de segurança são prioridades para o órgão.

“A duplicação da AL-220 é um anseio antigo dos arapiraquenses e de quem trafega pela rodovia em direção ao Sertão, pois vai reduzir os congestionamentos e facilitar o tráfego na região metropolitana de Arapiraca. Com a nova pista quase pronta, a população pediu a liberação antecipada. Mas, percebemos que isso prejudicou a segurança dos transeuntes, deixando a rodovia passível de acidentes. Por isso, decidimos fechá-la e liberá-la somente após a conclusão de todos os trabalhos”, explicou Genes Darles.

O DER voltou a ressaltar que a sinalização completa da rodovia é a parte final da obra e incluirá a instalação de lombadas eletrônicas para limitar a velocidade dos veículos em pontos de maior tráfego de pedestres. Outras benfeitorias que não estão inclusas no projeto inicial da duplicação continuam sendo discutidas junto à prefeitura de Arapiraca, com o acompanhamento de órgãos públicos de fiscalização, incluindo o Ministério Público Estadual.