» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2012 Branquinha recebe obras da Reconstrução
19/12/2011 - 11h00m

Branquinha recebe obras da Reconstrução

Estradas, pontes, muro de contenção e sistema de abastecimento de água foram entregues á população

Branquinha recebe obras da Reconstrução

Teotonio e Thomaz Nonô inauguram ponte sobre Rio Mundaú

Agência Alagoas - “Antes, as pontes eram de madeira, sem infraestrutura nenhuma e sem segurança para a população. Agora, com as novas pontes, a situação melhorou muito em Branquinha”. Hernandes Santos, de 21 anos, recém terminou os estudos, fala com a propriedade de quem ajudou a construir as pontes, como servente de pedreiro, e como vítima das enchentes de 2010, quando perdeu sua casa no município. Ele aguarda ansiosamente pela sua nova casa.

O governador Teotonio Vilela Filho esteve em Branquinha, nas margens do Rio Mundaú, zona da mata, na manhã de sábado (17), para inaugurar diversas obras de infraestrutura, educação e abastecimento de água, em uma das cidades mais atingidas pelas cheias de 2010 dos rios Mundaú e Paraíba. De acordo com o cronograma do Programa de Reconstrução, até junho de 2012 serão entregues 18 mil casas em todos os municípios atingidos nos vales do Mundaú e Paraíba.

Dentro do Programa, coordenado pelo vice-governador José Thomaz Nonô, o governo do Estado inaugurou duas pontes sobre o Rio Branca, e a ponte sobre o Rio Mundaú, com 85,25 metros de extensão, ligando a cidade à zona rural do município. Também foram feitas melhorias em seis estradas vicinais, recuperação de 84 km de rodovias e um muro de contenção de 926 metros ao longo do rio.

Além das obras de infraestrutura, a comitiva do governo e a prefeita Renata Moraes, também inauguraram a Escola Municipal Diógenes Batista, no Assentamento Eldorado dos Carajás, que segue o modelo das escolas do Programa de Reconstrução especificadas pela Secretaria de Estado da Educação, além do novo sistema de abastecimento de água da cidade.

Segundo Seu Duda, como é conhecido José Gonçalves Santos que trabalha no sistema de captação da água, a população aumentou bastante e a água era insuficiente. “Com o novo sistema está muito bom. É água 24 horas. Nunca falta”. Durante a solenidade de inauguração da ponte Manuel Maia Gomes, sobre o Rio Mundaú, a prefeita Renata Moraes fez um discurso emocionado sobre sua experiência à frente do município, desde o dia da tragédia até aquele momento.

“Inaugurar estas obras é um presente. Graças a Deus tivemos o governador Teotonio Vilela Filho e sua equipe naquele momento para administrar os recursos e o presidente Lula, que veio a Alagoas e disponibilizou os recursos”, disse a prefeita, destacando a dedicação de José Thomaz Nonô à frente da coordenação da Reconstrução.

Segundo Nonô, “quem viu esta cidade no dia seguinte a enchente não acredita no que vê aqui hoje. Demonstração de que nossa gente não se rende. Que trabalhamos dia e noite para devolver a dignidade da população”. Nonô destacou também os esforços da prefeita no que diz respeito à reconstrução do município.

O governador Teotonio Vilela falou ainda sobre a Medalha da Defesa Civil, comenda recebida por ele esta semana em Brasília e reconheceu as atuações de destaque durante os desastres naturais. O governador considerou uma honra receber a comenda e creditou a cada operário que trabalhou na reconstrução. “Credito também a cada anônimo, cada pedreiro, cada servente de pedreiro, cada alagoano - que foi solidário naquele momento – e aos bombeiros que arriscaram suas vidas para salvar vidas”, destacou.

Teotonio deixou claro que a condecoração é também extensiva ao coordenador do programa, Thomaz Nonô. Segundo ele, a comenda também pertence a ele, a bancada federal que atuou em Brasília, a Assembleia Legislativa e aos prefeitos das cidades atingidas. O governador comparou dois momentos vividos pela prefeita Renata.

“Vi um momento de desespero, quando ela com forte espírito público, fez um discurso comovente e coerente para Lula e seus ministros e hoje a vejo com um sorriso que não cabe no rosto e refletido na população”, reforçou. Na próxima semana, o Governo de Alagoas entregará as casas dos desabrigados que estão em barracas de lona, em Branquinha e nos demais municípios atingidos.

Estiveram ainda presentes ao evento o secretário de Infraestrutura, Marco Fireman, o secretário de Articulação Política Rogério Teófilo, os deputados federais Joaquim Beltrão e Renan Filho, o deputado estadual JHC, vereadores do município, prefeitos da região, entre outras autoridades políticas da região.