Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2012 Operadoras de turismo são fiscalizadas no Litoral Norte
19/07/2012 - 08h15m

Operadoras de turismo são fiscalizadas no Litoral Norte

Objetivo é detectar as empresas prestadoras e os prestadores de serviços turísticos que estão irregulares

Operadoras de turismo são fiscalizadas no Litoral Norte

Fiscalização está sendo feita de forma orientativa e educativa

Nesta quarta-feira (18), no Litoral Norte, a Secretaria de Estado do Turismo e o Departamento de Estrada de Rodagens (DER) realizaram uma blitz de fiscalização das empresas que prestam serviços turísticos no Estado. A ação teve o apoio do Sindicato dos Guias de Turismo de Alagoas (Singtur/AL) e da Polícia Militar. 

A fiscalização é uma ação educativa e visa regularizar as empresas e profissionais - guias de turismo - que ainda não possuem o cadastro obrigatório no Ministério do Turismo, o Cadastur, além da fiscalização do veículo que é utilizado para praticar o receptivo. 

Segundo a coordenadora Regional dos Serviços Turísticos de Alagoas, Rosário Passos, a ação dá credibilidade e traz segurança ao turista que procura Alagoas como destino, assim como, qualidade nos serviços que são prestados. “Ele saberá que o receptivo é legalizado, que o guia está habilitado e que o veículo está regularizado, seja com licenciamento, pneu ou manutenção”, explica. 

De acordo com o diretor técnico de Transporte e Trânsito do DER, Carlos Alberto, existe um termo de cooperação técnica entre a Setur e o DER para fiscalização. “Nessa ação, o DER vistoria os veículos que trabalham para o setor de turismo em Alagoas e concede uma licença para liberar o trabalho”, explicou. A licença tem validade, dependendo da idade de veículo.

Já o presidente do Sindicato dos Guias, Henrique Dantas, constatou que as empresas de pequeno porte, em sua maioria, não atentaram para a contratação do profissional Guia de Turismo, e explicou que no Código do Consumidor, no Artigo 14, isso é considerado má prestação de serviço. 

Outras fiscalizações serão realizadas.A primeira foi realizada na última segunda-feira (16), na AL 101 Sul, onde foram fiscalizados 59 veículos que trabalham para o turismo.

Texto: Pollyana Dos Anjos

Ações do documento
Logomarca
Configuracoes do Tema Fabrica

consulta_de_multas.jpg

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

null

Portal da Transparência

fale_com_o_diretor_presidente.jpg

abder.jpg

diario_oficial.jpg