» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2013 DER conclui operação de limpeza e ordenamento na faixa de domínio da AL-101 Norte
26/03/2013 - 11h49m

Ação teve inicio dia 21 de fevereiro e notificou construções irregulares entre Maragogi e Japaratinga

DER retira outdoor colocado irregularmente na AL-101 Norte

O Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER/AL) finalizará amanhã, quarta feira (27), o trabalho de limpeza e ordenamento executado na faixa de domínio da rodovia AL-101 Norte, entre Maragogi e Japaratinga. A ação, firmada dia 07 do mês passado, após reunião entre o diretor-presidente do DER, Marcos Vital, e representantes do Ministério Público e do Trade Turístico de Maragogi e Japaratinga (Ahmaja), foi articulada com o objetivo de melhorar o visual paisagístico das cidades e, principalmente, prevenir a ocorrência de acidentes na região.

Planejada em duas etapas, a operação teve início no dia 21 de fevereiro, por meio de uma campanha educativa para conscientizar a população acerca dos dispositivos legais da lei estadual nº 6651, de 22 de dezembro de 2005, que regulamenta o uso do espaço da faixa de domínio nas rodovias do Estado. Na ocasião, houve ainda o envio de e-mails e anúncios de rádio para informar à população local sobre o trabalho promovido pelo órgão na região.

A segunda etapa da operação, limpeza mecanizada, ocorreu durante as últimas quatro semanas, quando operários e engenheiros do DER atuaram na limpeza de acostamento e na emissão de notificações a diversas construções irregulares. Como saldo, foram realizadas 15 notificações, além da remoção de 69 caçambas com entulhos e carcaças de veículos depositados às margens da rodovia. Além disso, mais oito caçambas cheias de placas colocadas irregularmente também foram retiradas.

Segundo Vicente Oliveira, engenheiro do DER, a operação de limpeza e ordenamento da faixa de domínio na AL-101 Norte é uma ação muito importante para a segurança dos condutores, pedestres e da população, especialmente àqueles com ocupações irregulares. Para o engenheiro, ninguém deve sentir-se prejudicado com as ações, pois aqueles que tiveram placas removidas poderão procurar o órgão, para que sejam feitas as orientações e adequações dos equipamentos, segundo a legislação e as normas técnicas de segurança.

“Todas as placas retiradas pela nossa equipe foram colocadas em depósitos municipais disponibilizados pelas prefeituras de Maragogi e Japaratinga. Aqueles que quiserem, podem procurar a Gerência Rodoviária do DER na Região Norte – no município de Matriz de Camaragibe ou a sede do DER em Maceió. Nós faremos a orientação de todos os procedimentos legais para a instalação de placas ou outros equipamentos. O mais importante é que as pessoas compreendam que nosso trabalho tem como objetivo garantir a segurança de todos”.

Sinalização revitalizada

As ações do DER na AL-101 Norte, Maragogi e Japaratinga, não se restringirão à limpeza e ordenamento do uso da faixa de domínio. Visando trazer mais segurança para os condutores e melhorar e aspecto visual da rodovia, o órgão executará no próximo mês uma revitalização de toda a sinalização de redutores de velocidade e passagens de pedestres.