» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2013 DER define plano de ação para as rodovias estaduais
08/02/2013 - 08h30m

DER define plano de ação para as rodovias estaduais

Lombadas eletrônicas serão desligadas apenas em Jacarecica, Ipioca e Riacho Doce, na AL-101 Norte, entre sábado e Quarta-feira de Cinzas

DER define plano de ação para as rodovias estaduais

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) já definiu as ações de trânsito que deverão dar mais segurança e fluidez ao tráfego das rodovias estaduais neste Carnaval 2013. O planejamento de trânsito para os dias de festa, desenvolvido pela Superintendência de Transportes e Trânsito do DER, inclui o desligamento de lombadas eletrônicas em alguns pontos da rodovia AL-101 Norte, além de operações de fiscalização e conscientização estrategicamente posicionadas na rodovia duplicada AL-101 Sul e na AL-101 Norte.

De acordo com o planejamento de trânsito do DER, a desativação das lombadas eletrônicas ocorrerá apenas nas unidades de Jacarecica, Ipioca e Riacho Doce, na AL-101 Norte. O desligamento ocorrerá das 8h às 20h, de sábado (9) até quarta-feira (13). A medida, já adotada em anos anteriores, tem como objetivo principal garantir mais agilidade no trânsito e evitar a formação de congestionamentos ocasionados pelo grande fluxo de veículos, típico do período carnavalesco.

A atuação em trabalhos de fiscalização de trânsito será outra ação para aumentar a segurança de pedestres e condutores nas rodovias estaduais. As operações deverão concentrar-se na AL-101 Sul, de Maceió até a Barra de São Miguel, e na AL-101 Norte, de Maceió até Barra de Santo Antônio. Todas as fiscalizações serão realizadas mediante parceria com o Batalhão de Polícia Rodoviária da Polícia Militar (BPRv) e o Comando do Policiamento da Capital (CPC).

Segundo o assessor da Superintendência de Trânsito do DER, Alexandre Tenório, as operações de fiscalização e o desligamento das lombadas eletrônicas no período de carnaval são ações importantes para a segurança e a agilidade do transito nas rodovias. Contudo, para o assessor, a conscientização ainda é a melhor maneira de combater excessos e prevenir os acidentes.

“O maior objetivo do nosso planejamento de trânsito é aumentar a segurança para os usuários das nossas rodovias. Naturalmente, o aumento da fluidez do trânsito também é algo que procuramos realizar sempre. Hoje temos a rodovia AL-101 Sul duplicada e em ótimas condições de trafegabilidade e não precisamos mais desativar os redutores eletrônicos daquela região. Mesmo assim, é preciso que a sociedade faça a sua parte; preservação da vida e trânsito seguro só existem com o comprometimento de todos", afirma.

Texto: Marcel Ribeiro, Estagiário