Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2013 Estado começa a identificar áreas para novos aeroportos em Alagoas
19/03/2013 - 10h34m

Estado começa a identificar áreas para novos aeroportos em Alagoas

Técnicos da secretaria, do DER e do Banco do Brasil preparam diagnóstico preliminar para obras em Arapiraca e Maragogi

Estado começa a identificar áreas para novos aeroportos em Alagoas

Áreas consideradas adequadas para a construção dos aeroportos são analisadas pela Seinfra. Foto: Lula Castello Branco

A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) já começou a identificar áreas para os novos aeroportos de Arapiraca e Maragogi, que serão construídos por meio do Programa de Investimentos em Logística – Aeroportos, do governo federal. Junto com representantes do Banco do Brasil e do Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER-AL), técnicos da secretaria analisam áreas consideradas adequadas para os empreendimentos nas duas cidades.

De acordo com a superintendente de Transporte e Logística da Seinfra, Roberta Rosas, a identificação destas áreas servirá de base para um diagnóstico preliminar das obras. “Fizemos as primeiras visitas no início deste mês de março, com o objetivo de conhecer a realidade dos dois municípios e identificar as necessidades estruturais para a construção de cada aeroporto”, explica Rosas. “Ainda faremos outras visitas técnicas para concluir um diagnóstico preliminar. O diagnóstico final será feito por técnicos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica”, diz a superintendente.

 
As primeiras visitas contaram com voos panorâmicos sobre as cidades. No caso de Arapiraca, a equipe também verificou a situação do atual aeroporto da cidade, que já não comporta pousos e decolagens de aeronaves da aviação regular, e conheceu algumas áreas fora do perímetro urbano que serão estudadas para o novo aeroporto.
 
Em Maragogi, já existe uma área pré-definida para a construção do novo aeroporto, na divisa entre o município alagoano e o município pernambucano de São José da Coroa Grande, fora do perímetro urbano.
 
“A prefeitura de Maragogi fez uma cessão de uso desta área ao Estado para a construção do empreendimento. Já fizemos o estudo da curva de ruído e agora estamos coletando mais informações para ter a certeza de que ela atende a todas as recomendações da Secretaria Nacional de Aviação Civil”, afirma Roberta Rosas.
 
Os investimentos
 
O “Programa de Investimentos em Logística - Aeroportos” é um conjunto de medidas que tem por objetivo ampliar e aperfeiçoar a infraestrutura aeroportuária brasileira. O programa prevê ações para o fortalecimento e ampliação da aviação regional por meio de investimentos e incentivos. Estão previstos R$ 2,1 bilhões em investimentos para o Nordeste, dos quais R$ 125,6 milhões devem ser destinados ao estado de Alagoas, para atender aos aeroportos de Arapiraca e de Maragogi.
 
Texto: Jádson Santos
 
Ações do documento
Logomarca
Configuracoes do Tema Fabrica

consulta_de_multas.jpg

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

null

Portal da Transparência

fale_com_o_diretor_presidente.jpg

abder.jpg

diario_oficial.jpg