» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2017 Setembro Todos os municípios alagoanos terão acessos asfaltados, diz Renan Filho
01/09/2017 - 08h55m

Todos os municípios alagoanos terão acessos asfaltados, diz Renan Filho

No encerramento do 7º Governo Presente, governador autorizou licitação da AL-445, que dá acesso a Pindoba

Todos os municípios alagoanos terão acessos asfaltados, diz Renan Filho

Após décadas de espera, promessas não cumpridas e muitas frustrações, Renan Filho garante construção de uma rodovia de 11 km, ligando Pindoba aos municípios vizinhos

Texto de Petrônio Viana

Foram décadas de espera, muitas promessas de governos anteriores e muitas frustrações, mas a população do município de Pindoba, no Vale do Paraíba, começou a ver, nesse sábado (2), a concretização de um sonho.

No evento que encerrou a 7ª edição do Governo Presente, o governador Renan Filho autorizou a obra de pavimentação da AL-445, rodovia que dá acesso à cidade a partir da AL-110, no município de Viçosa.

De acordo com Renan Filho, a rodovia terá 11 quilômetros de extensão e vai reduzir drasticamente o tempo de deslocamento entre Pindoba e os municípios vizinhos, bem como garantir a segurança de quem trafega na região.

Sob os aplausos de praticamente todos os dois mil habitantes de Pindoba, o governador assinou a o documento de abertura da licitação da obra, incluída no cronograma de serviços do programa Pró-Estrada.

"Viemos a Pindoba para começar a cumprir as mais antigas promessas que Pindoba já viu, no sentido de resolver velhos problemas com boas iniciativas. E fazemos isso com muita satisfação. Quando me disseram que esse projeto era muito caro, eu disse: 'Pare, respire, porque isso já foi dito muitas vezes'. Caro é o povo andar durante 50 anos na lama", contou o governador.

"No nosso Governo, não vamos ter mais nenhum alagoano rodando em estrada de barro. Faltam três cidades serem ligadas por asfalto: Canapi, que já está em obras; Pindoba, que nós estamos aqui hoje; e até o final do ano vamos começar a terceira, com o acesso à cidade de Belo Monte. E Alagoas vai ser, talvez, o primeiro Estado do Nordeste a não ter mais nenhuma cidade ligada por asfalto", garantiu Renan Filho.

Para o prefeito Maxwell Tenório, a garantia da pavimentação do acesso muda a perspectiva da população de Pindoba. "Esse e um sonho que não é só meu, é de todo pindobense: ver o progresso chegar. E ele vem com o asfalto. Essa é uma oportunidade ímpar para agradecer ao governador pelo compromisso que ele tem não só com Pindoba, mas com todo o povo de Alagoas", comemorou o prefeito.

Segundo o secretário de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, Pindoba agora se junta a quase 50 outros municípios alagoanos beneficiados pelo Pró-Estrada.

"É uma alegria muito grande promover uma mudança tão profunda na vida dos moradores de Pindoba. Vamos continuar trabalhado para melhorar a mobilidade urbana e a segurança de quem trafega pelas rodovias alagoanas", disse o secretário.

Ainda durante o encerramento do Governo Presente, Renan Filho e Mosart Amaral garantiram a implantação do trecho de acesso ao campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em Viçosa, também a partir da AL-110. A autorização para contratação da obra também foi assinada pelo governador nesse sábado.

Compromisso com a educação

Para o último dia do Governo Presente, o governador Renan Filho guardou uma surpresa para a juventude de Pindoba: a construção de um ginásio poliesportivo no município.

"Já tínhamos feito a reforma da escola aqui de Pindoba. Na terça-feira (5), começamos as obras do ginásio, totalmente novo, para servir de incentivo ao esporte aqui na cidade", anunciou Renan Filho.

Além da novidade, o governador se comprometeu com a conclusão das obras de 39 moradias no conjunto Helenildo Ribeiro e inaugurou um poço artesiano na comunidade, com vazão de 30 mil litros de água por hora, o que deverá ampliar a oferta de água e fortalecer o abastecimento de todo o município. Em troca de todos esses benefícios, Renan Filho pediu um compromisso com a educação.

"Nós vamos fazer a estrada, nós vamos começar terça-feira o ginásio, inauguramos aqui o poço artesiano que já tá pronto, vou olhar as casas com você e garanto que nós vamos terminá-las, mas eu quero pedir uma coisa: a melhoria na educação de Pindoba. Converse com as pessoas do nosso Programa Escola 10, dê condições para os alunos que vão fazer a Provinha Brasil do 5º e do 9º ano no mês de dezembro. A sua contrapartida é fazer a educação de Pindoba avançar junto com a de Alagoas", lembrou o governador.

A 7ª edição do Governo Presente, realizada no Vale do Paraíba, atendeu os municípios de Pindoba, Mar Vermelho, Viçosa, Capela, Cajueiro, Atalaia, Quebrangulo, Chã Preta e Paulo Jacinto. A iniciativa, coordenada pelo Gabinete Civil, busca aproximar os municípios da gestão estadual com ações de todos os órgãos do Executivo.

"Eu fico muito feliz por ter contado com o apoio de todos os prefeitos da região do Vale do Paraíba nesta edição do Governo Presente. Isso demonstra que este é um Governo republicano, que respeita os gestores municipais e busca sempre a proximidade com o povo alagoano, conhecendo suas dificuldades e buscando soluções com sensibilidade e bom senso", avaliou Renan Filho, em seus discurso de encerramento.