Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2018 Abril Governo quer melhorar estradas de acesso de assentamentos rurais
27/04/2018 - 09h15m

Governo quer melhorar estradas de acesso de assentamentos rurais

DER, Iteral e movimentos sociais iniciaram a discussão sobre a implantação de um projeto que contemplará vários municípios

Governo quer melhorar estradas de acesso de assentamentos rurais

Texto de Fernando Roberts e Helciane Angélica

 

Os diretores-presidentes do Departamento de Estadas de Rodagem de Alagoas (DER), Hélder Gazzaneo, e do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), Jaime Silva estão mobilizados na recuperação e construção de cerca de 250 quilômetros de estradas vicinais que cortam assentamentos em Alagoas.

Nessa terça-feira (24), o assunto foi tema de uma reunião na sede do DER, com lideranças do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento Via do Trabalho (MVT) e a Comissão Pastoral da Terra (CPT-AL).

 

A ação é resultado das negociações durante a Jornada de Luta pela Terra e Reforma Agrária organizada pelos os movimentos sociais do campo, cuja comissão organizadora foi recebida pelo Governo, no dia 18 de abril, no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares.

 

O diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, intermediou o encontro e destacou que o pleito contribuirá para o desenvolvimento social e econômico dos assentamentos. “A melhoria nas estradas de acesso é uma demanda importante e contribuirá para o desenvolvimento da agricultura familiar, facilitando o escoamento da produção agrícola nas feiras locais e garantindo melhor qualidade de vida às famílias de produtores rurais”.

“Um dos maiores problemas que os assentamentos passam é a situação do acesso, pois muitas famílias ficam completamente ilhadas durante o período chuvoso. Há algum tempo, ocorreu uma situação muito triste, quando uma gestante que morava no assentamento Dom Helder Câmara não conseguiu atendimento médico na cidade e veio a falecer devido às más condições da estrada. Nós não queremos que outros casos se repitam”, ressaltou Carlos Lima, coordenador estadual da CPT-AL.

 

O diretor do DER, Hélder Gazzaneo, destacou que é preciso montar uma planilha para a formulação e execução do projeto, com a identificação e quantificação das áreas, além do aporte financeiro necessário.

 

“Trata-se de um projeto de grande magnitude e é preciso eleger as prioridades para torná-lo viável. Os movimentos devem trazer uma relação detalhada com os nomes dos assentamentos e municípios beneficiados e, se possível, informar quantos quilômetros possui cada trecho indicado. A partir daí, a equipe fará a avaliação técnica sobre a necessidade da construção de pontes e bueiros”, citou Gazzaneo.

 

As lideranças dos movimentos se comprometeram em entregar as informações até segunda-feira (30), na sede do Departamento de Estrada de Rodagem (DER), para os encaminhamentos necessários.

 

Ações do documento
Logomarca
Configuracoes do Tema Fabrica

consulta_de_multas.jpg

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

Portal da Transparência

fale_com_o_diretor_presidente.jpg

abder.jpg

diario_oficial.jpg